EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Serra da Estrela | Torre A ver também... Em destaque
 
 

A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental, e o segundo mais elevado da República Portuguesa (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, tem maior altitude - 2351 m).

 

serradaestrela.info

 

serradaestrela.infoEste ponto não é um cume característico de montanha, mas sim o ponto mais alto de uma serra.

 

A Torre tem a característica incomum de ser um topo acessível por uma estrada pavimentada, no fim da qual há uma rotunda com um monumento simbólico da Torre existindo também um marco geodésico. Diz-se, embora tal não seja confirmado, que o rei D. João VI teria no incício do século XIX mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude até chegar aos 2000 metros.

 

O ponto situa-se no limite das freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), sendo, por isso, pertença de três municípios: Covilhã, Manteigas e Seia. A Torre também dá o nome à localidade onde está situada, a parte mais elevada da serra.

 

A real altitude desta área é de 1993 m, conforme acertos introduzidos por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército. Precisamente no ponto mais elevado foi construída a Torre, um marco geodésico que assinala o ponto mais elevado da Serra da Estrela.

 

Há um grande miradouro do qual se observa uma vista desobstruída sobre a paisagem de vales encaixados numa zona de contacto entre xisto e granito, recortados por diversos cursos de água.

 

As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra da Estrela, chegando mesmo a atingir -20°C no inverno.

 

A Torre é famosa pela queda de neve durante os meses de inverno, atraindo um grande número de turistas. Durante o verão, em dias claros, a vista pode abranger até ao mar, vendo-se ao longe a zona da Figueira da Foz

 

Aqui existem diversos pontos de apoio ao visitante, contado com restauração e lojas oferecendo os produtos regionais, como o famoso Queijo da Serra, lanifícios, mel, pão, entre tantos outros.

 

Chamaram-lhe «Torre do Cruzeiro do Império» e «Altar Mor da Pátria».

 

serradaestrela.info

 

Em 1940 foi instalada no topo do monumento a Cruz Processional de D. Sancho I, também designada por Cruzeiro. Já em 1949 foi edificada a chamada «Torre do Cume», na forma que hoje se mantém.

 
A Ovelha e o Pastoreio
A Tosquia
Abrigos do Pastor
Cantaro Magro
Cascalheiras
Corredor dos Mouros
Covão da Ametade
Da Lã ao Burel
Estância de Ski
Lagoa Comprida
Miradouro do Fragão do Corvo
Moreias e Blocos Erráticos
Nave de Santo António
O Pastor e o Cão da Serra da Estrela
Penhas da Saude
Penhas Douradas
Poço do Inferno
Poio do Judeu
Rio Mondego
Rio Zêzere
Torre
Vale da Candeeira
Vale Glaciar do Zêzere
Quinta do Vale do Sanguinho

Quinta do Vale do Sanguinho (Seia)




Luna Hotel Serra da Estrela

Luna Hotel Serra da Estrela (Covilhã)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante Aquarius

Restaurante Aquarius




Restaurante AS TILIAS

Restaurante AS TILIAS

 

 
 


© 2008-2020 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos