EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Queijo Serra da Estrela Em destaque
 
 
Queijo
Queijo serra da  estrela Queijo da Serra da Estrela

 

 

Nascido num complexo socio-económico de características específicas e muito particulares, como é a Serra da Estrela, o Queijo Serra da Estrela é o resultado de muitos esforços de geração e constitui o produto nobre da pastorícia da região.

 

Ele é, sem dúvida, cartão de visita da Beira Interior, fazendo parte da nossa cultura e da nossa história.

 

O Queijo Serra da Estrela é o mais antigo dos queijos portugueses, sendo um dos nossos mais dignos embaixadores, merecendo lugar de destaque entre os melhores queijos do mundo. Rendam-se-lhe todas as homenagens na companhia de honroso néctar.

 

Do mais notável dos nossos queijos existem referências que remontam à ocupação romana. Columela, oficial do exército romano, descreve o seu fabrico naquele que é considerado o primeiro Tratado de Agricultura.

 

Em 1287, D. Dinis criou o primeiro mercado de queijo de Celorico da Beira.
Na Idade Média, Gil Vicente refere-se desta forma ao presente da Vila de Seia à Rainha D. Catarina, esposa de D. João III: "Mandaraa a vila de Sea quinhentos queyjos recentes todos feytos aa candea".

 

Os primeiros trabalhos de investigação sobre este queijo iniciaram-se nos finais do século XIX, com Ferreira Lapa, Wenceslau da Silva, Hoffmann, Butner, Larchner, Marçal e outros.

 

Trata-se de um queijo produzido, na área geográfica da Beira Interior, nos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Seia e algumas freguesias dos concelho da Covilhã, Guarda e Trancoso, a partir do leite cru das ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela.

 

As ovelhas alimentam-se da rica e variada vegetação natural existente nesta região, produzindo um leite de excepcional qualidade a partir do qual a sabedoria das gentes serranas soube criar um queijo inigualável, de paladar suave e requintado.

 

O rigor do Inverno que embeleza de branco as encostas da Serra da Estrela convida a um passeio que permita reviver as tradições pastoris, conhecer o património dos povos que habitam estas pastagens, como em Moreira de Rei, Corga de Matança, Vila Ruiva e na aldeia histórica de Linhares da Beira e, também, admirar as suas maravilhosas paisagens no Folgosinho, em Alvoco da Serra, nas Penhas Douradas...
 

 

COMO SE CARACTERIZA O QUEIJO SERRA DA ESTRELA?

 

O Queijo Serra da Estrela produz-se a partir de leite cru estreme de ovelha da raça Bordaleira Serra da Estrela e o seu fabrico é artesanal. A ordenha é manual e ao leite, depois de aquecido em banho-maria a uma temperatura próxima dos 28ºC, é adicionada uma infusão de cardo (Cynara cardunculus, L.). o processo de coagulação demora cerca de 60 minutos e a coalha sofre um esgotamento lento, sendo colocada num cincho, apertada com as mãos e mantida sob pressão até ao esgotamento total do soro. A sua maturação é feita em ambiente a rondar os 90% de humidade relativa e com temperatura oscilando entre 6ºC e 12ºC. Durante este processo de maturação o queijo é lavado e virado com frequência, de modo a que a sua crosta se mantenha lisa e limpa. Após um período de cerca de 40 dias, o queijo está pronto a ser consumido.

 

De pasta semimole, amanteigada, de cor branca ou ligeiramente amarelada, com poucos ou nenhuns olhos, é um queijo curado, com forma de cilindro baixo, regular, com abaulamento lateral e um pouco na face superior, sem que os bordos estejam bem definidos. Os diâmetro varia entre 15 cm e 20 cm, a altura em 4 cm e 6 cm e o seu peso oscila entre 1 Kg e 1,7 Kg.

 

No que se refere ao aroma e sabor possui um "bouquet" suave, limpo e ligeiramente acidulado.

 

REQUEIJÃO SERRA DA ESTRELA

 

Muito conhecido e saboroso, o requeijão é obtido a partir do soro que escoa da francela durante a laboração do queijo. Este soro é aquecido até à ebulição deixando-se depois arrefecer à temperatura ambiente. Obtém-se um preparado líquido com pequenos flocos brancos dispersos que era tradicionalmente distribuído por pequenos cestos de verga fina de castanheiro, hoje substituídos por material higienizável, donde escorre o líquido denominado "sorelho" ou "rescaldão", uma vez escorrido, a massa branca e espessa que resta constitui o requeijão.

 

Ao seu sabor fresco juntam-se propriedades terapêuticas derivadas do seu alto valor nutritivo, sendo símbolo, por excelência, de uma alimentação saudável.

 

Poderá, ainda, experimentar o seu excelente sabor acompanhado de mel ou doce de abóbora.

 

Para além do conhecido Queijo Serra da Estrela, é possível encontrar na Beira Interior o:
 

 

Queijo de Castelo Branco;
Queijo Amarelo da Beira Baixa;
Queijo Picante da Beira Baixa.

 

  Casa Grande de Loureiro

Casa Grande de Loureiro (Tábua)




Belmonte Sinai Hotel

Belmonte Sinai Hotel (Belmonte)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante O MOINHO Snack/Bar

Restaurante O MOINHO Snack/Bar




Restaurante Zé do Pipo

Restaurante Zé do Pipo

 

 
 


© 2008-2017 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos