EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Caminhadas | PR3-Trilho Da Serra do Ralo - Celorico da Beira Outras caminhadas Alojamentos em destaque
 
 

Trilho da Serra do Ralo -  Celorico da Beira

 

A Pequena Rota PR3CLB ”Trilho da Serra do Ralo“ começa e acaba na subestação do Parque Eólico da Serra do Ralo, no Lugar de São Cornélio, freguesia de Vide-Entre-Vinhas.

 

Está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela e Sitio Serra da Estrela no âmbito da Rede Natura 2000.


O parque eólico situa-se no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. Apresenta uma produção anual equivalente ao consumo da electricidade conjunta dos concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Gouveia, que reúnem, aproximadamente, 40.000 habitantes.


O Trilho da Serra do Ralo foi criado com o objectivo de melhorar o conhecimento dos pedestrianistas sobre a energia eólica. Na partida, painéis pedagógicos explicam o funcionamento do parque eólico, desde a formação do vento até à sua utilização para gerar electricidade.


Ao longo dos seus 11,1 km, o Trilho da Serra do Ralo oferece-nos uma vista sobre o Vale de Azares, associado à lenda que conta a história de um fidalgo que habitava num castelo. Um dia, o seu filho morreu, a cavalo, fazendo com que a sua mulher enlouquecesse de dor e a filha se precipitasse de uma janela. O fidalgo abandonou o castelo e mandou-o arrasar, passando o local a ser chamado de Vale de Azares.


O Vale de Azares oferece uma bela paisagem, com marcas de uma intensa actividade agrícola nos seus vastos campos verdes, e vestígios de velhos castanheiros, o que dá uma aura de encanto ao local.

 

A capela de Nossa Senhora dos Azares e os terrenos cultivados com vários rebanhos de ovelhas, embelezam ainda mais este vale e transmitem o espírito rural da região.

 

O cantar de um pequeno riacho anima o passeio, por caminhos rodeados de giestas e urze, alecrim e rosmaninho, silvas e junco, características desta paisagem serrana. Algumas casas de pedra completam a bela paisagem que o Trilho da Serra do Ralo oferece.


Se caminhar cautelosamente, poderá aperceber-se de algumas das muitas espécies características da zona, como a toupeira, o ouriço-caixeiro, o tagarote (pequeno falcão), o torcicolo (uma ave que gira o pescoço, daí o seu nome) ou o melro-d´água.


Nas proximidades, poderá descobrir também os principais símbolos da região, como os Castelos de Celorico da Beira e de Linhares da Beira, bem como a Torre do Relógio.

Descarregue aqui o panfleto do trilho (pdf)

Descarregue aqui o panfleto: imagem 01; imagem 02

 

 

 

Comentários:
 

 
Maciço Superior-Lagoa Comprida
Nevestrela
Planalto Norte-Serra da Estrela
PR1-Trilhos das Ladeiras - Celorico Da Beira
PR2-Trilho de São Gens - Celorico Da Beira
PR3-Trilho Da Serra do Ralo - Celorico da Beira
Quinta do Vale do Sanguinho

Quinta do Vale do Sanguinho (Seia)




Belmonte Sinai Hotel

Belmonte Sinai Hotel (Belmonte)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante Zé do Pipo

Restaurante Zé do Pipo




Snack Bar & Marisqueira BA 101

Snack Bar & Marisqueira BA 101

 

 
 


© 2008-2018 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos